We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Tora | EP

by TORA

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $5 USD  or more

     

1.
Anti-herói 02:00
ANTI-HERÓI ( Álisson Lima) VIVEU COMO QUIS COLHEU O QUE PLANTOU ANTI-HERÓI DE NINGUÉM NEM TANTO PRO MAL, NEM TANTO PRO BEM ANTI-HERÓI DE NINGUÉM FEZ SEU CAMINHO, EU FAÇO MEU TAMBÉM ANTI-HERÓI, ANTI-HERÓI ANTIFASCISTA, MEU IRMÃO
2.
N.I.N.O. 02:40
N.I.N.O. (Álisson Lima) NÃO IMPORTA, NÃO OBEDEÇA N.I.N.O., N.I.N.O. A MEDIOCRIDADE DO HOMEM MODERNO A PALAVRAS MENTIROSAS DO HOMEM DO HOMEM DE TERNO O LUCRO TUDO DESTRÓI E ISSO INCLUI VOCÊ MÁQUINAS QUE TRUCIDAM VÃO IMPOR SEU PODER
3.
Tora 00:10
TORA (Wilson Santana) Nino! Tora!

about

Nino, Nino Tora ou apenas Tora, esses eram alguns jeitos de se referir ao meu irmão mais velho. Alberto era seu nome. Enfim, esse cara e sua importância em minha vida são a razão dessas músicas existirem exatamente do jeito que elas são, diretas e críticas. Mas antes de falar delas eu quero falar um pouco mais dele. Eu via Nino sair e chegar em casa com amigos e discos de bandas de rock, com o tempo percebi que aquele tipo de música e atitude eram algo fundamental na personalidade dele e iriam me influenciar também mais tarde. Um desses amigos era Wilson com quem Tora fundaria a Trucidator, por volta de 1989, sendo pioneiros, por aqui, numa sonoridade extrema conhecida por noisecore.
Esses sons que eu criei em 2021, 04 anos após sua partida, são a expressão de um sentimento que está em mim e nos amigos dele que participaram dessa gravação. Tora nos deixou uma saudade imensa e a vontade de resistir às agruras de nosso tempo.
No primeiro som, chamado Anti-herói, algumas frases nos dizem um pouco sobre esse ser humano complexo. Bem, eu sei que meu irmão gostava mais do Surfista Prateado e seus questionamentos filosóficos que dos outros fantasiados simplórios. Ele não gostava, simplesmente, dos heróis e nem eu nunca o vi assim, por isso a letra sobre as contradições de um ser humano, demasiadamente humano.
No segundo, N.I.N.O., algumas referências à Trucidator. Nesse som busquei trazer um pouco de sua visão crítica a respeito dessa sociedade medíocre que se baseia na imagem para criar seus modelos morais hipócritas. A obsessão pelo lucro é a máquina de destruir vidas.
O terceiro som, Tora, é uma citação a uma de suas bandas preferidas, conhecida por ter feito uma das menores músicas da história em seu primeiro disco clássico. Quem conhece a referência se questiona sobre a razão de sofrer.
Tora é um projeto criado pra lembrar do meu irmão. Não é uma homenagem, ele daria uma sonora gargalhada e me detonaria com ironia fina se eu usasse esse termo. Não é uma banda, ele gostava de projetos, essa coisa de juntar as pessoas específicas num momento determinado pra fazer um som e em seguida cada um seguir seu rumo. Eu convidei pessoas que conheceram meu irmão em momentos diferentes da vida dele, com certeza outras tantas ficaram de fora, seria impossível convidar todos os seus amigos, mas espero que os que fizeram parte desse projeto possam representar a todos. Os sons foram gravados ao vivo num dos melhores estúdios de Salvador mas, por uma concepção estética ligada a forma como meu irmão via o underground, nós optamos por conceber uma sonoridade absolutamente suja e despojada, claramente anticomercial. A capa, a diagramação, a arte interna do álbum físico, a bateria, o baixo, a guitarra, as letras, as vozes e a atitude, tudo isso veio da participação de pessoas que escolheram, de alguma forma, “viver um cotidiano de luta e barulho”! “Viver um cotidiano de luta e barulho”, li isso escondido numa das cartas que ele recebia de todos os cantos do mundo no final dos anos 80, eu devia ter 12 anos e nunca esqueci, busquei logo entender, o som sempre está associado à contestação dos valores de uma sociedade fascista escrota que tem sua fundamentação no machismo, no racismo e na desigualdade social. Sigo fazendo som aqui e ali e meu irmão segue sendo uma grande referência mesmo que ele tenha me dito lá no início “faça o teu caminho”!

Eu tou fazendo!

Por: Alisson Lima

Ouça agora!

DEEZER: bit.ly/3hccpz3
YOUTUBE: bit.ly/3t61ix8
SPOTIFY: spoti.fi/3LTj3rU
tora.bandcamp.com
trincadeselos.bandcamp.com
brechodiscos.bandcamp.com
.
#aquitemrockbaiano
#ninotora
#trucidator
#albertomassacrer
#noisecore
#antifa
#punkrock

credits

released February 25, 2022

[BD287]
.
- Gravadoras Independentes -
2022 ||| TRINCA DE SELOS |||
Brechó Discos | Bigbross Records | São Rock Discos
.
.ALISSON LIMA
guitarra/vocal.
.ANDRÉ CUNHA
baixo e backing vocal.
.WILSON SANTANA
bateria e backing vocal.


.IRMÃO CARLOS
gravação, mix e master.
.estúdio caverna do som
salvador, bahia, 13/12/2021.

participações especiais:
.FILÉ, VALDINHO, NEGO DINHO
backing vocal nas faixas 1 e 2.

.SÉRGIO BALOFF (HEADHUNTER D.C.)
vocal na faixa 3.

MANDÚ
vinheta.

.PATRICIA CARDOSO
fotografia.

.WILSON SANTANA
arte capa/diagramação.

.VALDECIR HOLOCAUST
arte rótulo cd.

.dedicado à memória de ALBERTO LIMA (NINO TORA), meu irmão!

. músicas, letras e dedicatória
ALISSON LIMA.

license

all rights reserved

tags

about

Trinca de Selos BA, Brazil

Gravadoras Independentes TRINCA DE SELOS é um coletivo formado pelos selos baiano: Brechó Discos, Bigbross Records e São Rock Discos.

contact / help

Contact Trinca de Selos

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Tora | EP, you may also like: